É um exame de ultrassonografia com doppler colorido que estuda o fluxo nas artérias renais, desde sua origem na aorta abdominal até o rim, procurando identificar áreas de estenose nestes vasos.
A colposcopia é um exame ginecológico realizado para avaliar o trato genital inferior feminino. Por meio dele, o médico ginecologista consegue visualizar a vulva, a vagina, o colo do útero e a região perianal em busca de lesões que não são identificadas a olho nu.
O Ecodoppler de Membro Superior (Arterial e Venoso) tem como objetivo analisar a circulação, nos braços, do sistema venoso. Por meio deste exame é possível encontrar coágulos no interior de veias dos braços (trombose).
O Ecodoppler de Aorta e Ilíacas é um exame em que se avalia a aorta e as artérias ilíacas e fluxo sanguíneo. Este exame é indicado, principalmente, na avaliação dos aneurismas de aorta, que são dilatações na parede aórtica, assintomáticos e normalmente relacionados à aterosclerose, fumo e doenças cardíacas.
É um exame não invasivo, realizado em um aparelho de ultrassom que permite a avaliação das veias ilíacas, que levam o sangue proveniente das pernas em direção ao coração, por meio da veia cava inferior.
A velocidade de onda de pulso (VOP) carotídeo-femoral é o padrão-ouro para medida da rigidez arterial, por ser um método invasivo, simples, preciso, reprodutível, e ter valor preditivo. Valores estratificados da VOP estão disponíveis para indivíduos sadios e aqueles com risco CV aumentado.
O teste ergométrico computadorizado é realizado com equipamentos mais precisos e que proveem informações mais assertivas sobre o miocárdio. O teste ergométrico convencional é feito com equipamentos mais simples, geralmente sem a presença de computadores.
O ecodoppler venoso de membros inferiores é um exame de imagem realizado através de um aparelho de ultrassom, associado ao estudo dopplerfluxométrico (ou somente doppler). É um exame utilizado principalmente para investigar a causa de inchaços e dores persistentes nas pernas, comumente associados às varizes.
A colonoscopia é o exame endoscópico do intestino grosso. A colonoscopia é indicada pelo médico para investigação de determinados sintomas, como alteração de hábito intestinal e dor abdominal. Uma das queixas mais importantes para indicação de uma colonoscopia é o sangramento anal.
O ecocardiograma é um exame de ultrassom que avalia o funcionamento do coração. Os resultados são mais detalhados do que os obtidos em um raio X, além de não expor o paciente à radiação. O dispositivo capta as ondas sonoras que são emitidas por todas as partes do coração.
Exame de investigação de doenças do esôfago, estômago e duodeno (primeira porção do intestino delgado).
São posicionados eletrodos no peito do paciente, sendo que eles servem para registrar a variação dos potenciais elétricos, que são gerados pela atividade do coração. O nome “12 derivações” é decorrente das 12 perspectivas diferentes sobre o coração que esse exame concede ao médico.
O exame Holter de 24 horas serve para avaliar as alterações no ritmo e na frequência cardíaca ao longo de 24 horas, sendo muito útil no diagnóstico de problemas cardíacos, como arritmias e isquemia cardíaca.
A Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial é o exame que mede a pressão arterial a cada 20 minutos, durante 24 horas, para a obtenção do registro da pressão arterial durante a vigília e o sono.
O Mapeamento de Retina é um exame oftalmológico realizado com oftalmoscópio indireto, que permite a análise de todas as estruturas encontradas no fundo do olho como a retina, o nervo óptico e o vítreo.
Com o mapeamento, é possível diagnosticar ou avaliar a evolução de doenças sistêmicas, entre elas diabetes e hipertensão arterial.
O exame de Mapeamento de Retina também é indicado para diagnosticar doenças oculares como descolamento de retina, degenerações retinianas, doenças da mácula, tumores, oclusões vasculares, hemorragias e infecções.
Tonometria é a medição da pressão interna do globo ocular. As variações da pressão intraocular são devidas ao humor aquoso, um líquido que fica contido entre a íris e a córnea, constituído por 98% de água e 2% de sais, o qual é continuamente produzido e eliminado pelo organismo. É a quantidade desse líquido que dá a pressão intraocular. Se houver um desequilíbrio no mecanismo de produção/eliminação dele a pressão intraocular varia, geralmente aumentando.
Ultrassom com Doppler de Carótidas e Vertebrais é exame realizado para a avaliação das artérias carótidas e vertebrais de forma não invasiva. Permite ao médico analisar a anatomia (incluindo a presença de placas de gordura na parede dos vasos) e o comportamento do fluxo sanguíneo.